Os Dez Conceitos de Maquiavel


Nicolau Maquiavel (1469-1527), filósofo, historiador, poeta, diplomata e músico de origem florentina do Renascimento.

Viveu  em um  período  da  história  italiana  marcado pelo  rompimento político da península itálica e de muita ingerência das potências estrangeiras e do clero romano, sendo ele o primeiro teórico a desvincular a ética da política
.
Ele acreditava que a religião, a crença em Deus, ou o poderio político da Igreja Católica não eram suficientes para melhorar a sociedade, na qual muitas vezes serviam de pretexto para ''piorá-la''.

Ao ler o trecho do livro "O príncipe " e pesquisar os 10 conceitos de Maquiavel, intensifico a certeza de que os políticos atuais não são tão estúpidos o quanto eu achava, pois leram e aprenderam-na na íntegras tais conceitos.

Hoje todos ou 99,9% dos políticos utilizam dessa obra em seus mandatos, e assim é com alguns executivos, líderes e pastores, pois a sociedade atual vive em prol de conquistas, status e ambição de poder.


Vejamos abaixo em análise:

1. Zelai apenas por vossos interesses; Maquiavel   não   conseguia   ver   o   mundo   como   uma   unidade, era   cego moralmente, onde para ele, a humanidade era uma legião de indivíduos ingênuos e brutos, na qual poderiam oprimi-los  para alcançar os seus fins.

2. Não honreis a mais ninguém além de vós; Uma nação bem-sucedida, na opinião de Maquiavel, necessita apenas de um líder. Todos os outros homens devem ser escravos. Um príncipe pode receber, mas não pode conceder benefícios.

3. Fazei o mal, mas fingi estar fazendo o bem; Maquiavel  acreditava  sinceramente  no  valor  da  insinceridade.  Sua  franqueza aconselhava aos governantes nunca serem francos. Ser bom, é prejudicial; mas aparentar-se   bom é  útil.  A fim  de  preservar  seu  poder e  seus  roubos, sendo muitas  vezes  necessário  a  um príncipe,  agir contra a  justiça,  a  caridade,  a humanidade e a boa-fé. Já seus subordinados devem pensar que ele é nobre, compassivo, piedoso e justo.

4. Cobiçai e procurai fazer tudo o que puderes; De acordo com o seu código de conduta, o príncipe deve correr atrás de tudo que ele desejar, não importando, de maneira nenhuma com os direitos dos outros, para ele os fins justificam os meios.

5. Sede miseráveis; Aqui ele afirma que um príncipe não pode ser generoso, e no seu bárbaro código de ética, aconselha seu príncipe a poupar o próprio dinheiro e a gastar apenas o dos outros.

6. Sede brutais; Um príncipe, não pode nunca ser brando, para conservar a obediência de seus súditos e o respeito de seus soldados, terá de sufocar em si o  homem  e desenvolver  o  ogro. Os  amantes  da  justiça,  os  inimigos  da  crueldade,  os imperadores humanos e bondosos têm sempre um triste fim. A bondade nunca é compensadora. Enganai o próximo toda vez que puder.

7. Lograi o próximo toda vez que puderdes; Lograr é enganar, mentir ou tirar  proveito. Maquiavel  insiste  muitas  vezes  em que  para  esmagar  seus  competidores,  um  homem  precisa  deliberadamente convertê-los em brutos. Recomenda ao príncipe cultivar a ferocidade do leão e a astúcia da raposa.

8. Matai os vossos inimigos e, se forem necessários os vossos amigos; Mate os inimigos e se necessário for mate até os amigos. Não confiem em ninguém. Maquiavel viveu numa época onde era comum queimar pessoas nas fogueiras, só por terem uma outra religião, jogar pessoas aos leões por diversão, como se estivéssemos indo assistir à uma partida de futebol, então, matar inimigos e até mesmos assassinar os próprios amigos era atitudes aceita como via de regra do mundo daquele período.

9. Usai a força, em vez da bondade, ao tratardes com o próximo; Maquiavel explana aqui a regra de que é melhor ser temido do que amado, deve manter-se pela força e não pela boa vontade de seus súditos.

10. Pensai exclusivamente na guerra; Em tempo de paz, ele deve se preparar para a guerra, todas as suas leituras, jogos e etc. tem que haver um fim de se preparar, criar estratégias, para uma futura  conquista  ou  defesa  de  seus  interesses,  pois,  no  mundo  maquiavélico, todos os caminhos conduzem a guerra.

Após o término deste e reflexão de tudo acima confesso que fiquei com medo!!! Agora dá para entender o que é uma mente maquiavélica?

by @alinesousil




Postar um comentário

0 Comentários