A dádiva da gratidão


Você sabe o que significa gratidão? Vai muito mais além de uma conduta de reconhecimento por algum benefício recebido ou de agradecimento por algo propiciado, seja por um favor, auxilio ou ação ao outro, em sua etimologia a palavra gratidão vem do latim “gratus”, traduzido como agradecido ou grato, a qual deriva de “gratia” do latim graças.



Na neurociência, ilustrando de forma simplista, exercitando sua gratidão, o cérebro se condiciona a ser grato, ativando o sistema límbico gerando sentimentos, que resulta na produção de neurotransmissores como a dopamina e serotonina, trazendo grandes benefícios a nossa saúde física e mental.

Contextualizando três conceitos básico para a nossa vida, o físico, o emocional e o espiritual, quando expressamos a gratidão emitimos vibrações magnéticas elevando nossa essência ao Criador, fato contraditório para alguns, mas em minha concepção entendo que Deus é o Criador do universo e nesse pensamento, há uma Lei Universal onde entramos em um estado de consciência emocional, emitindo ondas vibratórias do verdadeiro amor, sendo este o maior ensinamento de Cristo Jesus.


Ser grato expressando em sentimento, nos torna pessoa alto-astral, de vibe positiva, como referimos nos dias de hoje e consequentemente atraímos coisas boas por conta dessa sincronia, na qual em analogia com a 3ª Lei de Newton, toda ação gera uma reação, em suma, tudo o que você oferta é exatamente o que você receberá de volta, assim se oferecermos amor em reconhecimento há sim uma renovação de energia não só a você mais também aquela pessoa para quem você emana essa energia.


Assim sendo, mesmo que uma pessoa lhe faça algo que o prejudique,  de alguma maneira ela ajudou em sua evolução, como diz a música da cantora Kelly Clarkson, “What doesn’t Kill you makes you stronger” (“o que não mata te fortalece”), deste modo, emanando vibração de gratidão a essa pessoa por aquilo que você aprendeu dentro dessa situação, a energia se renova, proporcionando mudança de sentimentos negativos em positivos, contudo, até as fases ruins devem ser entendida como uma preparação, pois através dos maus momentos podemos conhecer e aprimorar nossa essência, moldando nosso caráter, aperfeiçoando nossos valores.


Todas as adversidades que você está tendo no momento seja grato! Pois sem elas você não sairia de sua zona de conforto, e o que você ganha com isso?  Resiliência, que nada mais é que a capacidade de superar pressões e obstáculos, se recuperando de situações de crises, de forma positiva sem ingressar em conflitos psicológicos e emocional.

Seja grato pelo que você possui, tornando disso um hábito. E se você acha que não tem motivos para sentir gratidão, pare por um momento e reflita a respeito, seja uma qualidade, um bem material, uma habilidade, um serviço ou ação oferecido pelo próximo, uma situação entre tantos outros, mais temos sim algo a emanar gratidão e quando agradecemos pelo que temos, até o que não temos chegará no momento certo.

by @alinesousil


Postar um comentário

0 Comentários